Programa Nacional Conexão Startup Indústria - ABDI
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI acredita que startups e indústrias trabalhando juntas alavancam a inovação no país e constroem a indústria do futuro.
yeshi-kangrang-325341-unsplash.jpg

Fasttrack Startup Indústria

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) tem desenvolvido diversas ações voltadas para a inovação e aumento da competitividade da indústria brasileira, como o Programa Nacional Conexão Startup Indústria (Startup Indústria). O propósito deste Programa é acompanhar, observar, analisar e qualificar as interações entre startups e indústrias, incentivando o co-desenvolvimento de soluções entre elas, e promover o entendimento que este modelo traz novas formas de inovação para indústria.

Sem título.png

No âmbito do Startup Indústria, a ABDI, em parceria com a Softex, realizou um levantamento de aproximadamente 1 ano e meio junto às dez indústria participantes do primeiro ciclo do Programa (acima listadas) com objetivo de analisar o processo atual de inovação com startups em busca das melhores práticas para esta conexão. Para tanto, foram realizadas as seguintes etapas:

  • Diagnóstico e mapeamento dos fluxos de processos existentes,

  • Identificação de gargalos e de um modelo médio dos casos identificados,

  • Identificação de um fluxo de inovação otimizado e proposição de melhores práticas.

O presente documento tem como objetivo apresentar melhores práticas, como um mecanismo orientativo (que deverão ser adequados à realidade de cada indústria) para realização de conexões entre startups e indústrias.

ABDI Fasttrack

Como este é um documento vivo e orgânico, a ABDI pretende mantê-lo em constante atualização em discussões junto aos ecossistemas de inovação do país. Por isso, serão realizados Laboratórios de Aprendizagem em Inovação “fasttrack labs”. 


Fasttrack Labs - Laboratórios de Aprendizagem e Inovação

O objetivo do Fasttrack Lab é reunir participantes com uma variedade de habilidades e experiências sobre o ecossistema de inovação, principalmente no recorte da conexão entre startups e indústrias, para (i) trocar melhores práticas e aprender coletivamente sobre estratégias, políticas e iniciativas e (ii) criar novas parcerias de negócios e tecnologias para aumentar a capacidade de inovação e geração de valor em suas próprias corporações e organizações. Foi inspirado na metodologia dos Innovation Learning Labs, da Universidade de Harvard.

A metodologia do Fasttrack Lab foi co-construída com a FGV, dada sua competência e experiência em métodos de aprendizagem e internalização do conhecimento.

A série Fasttrack Lab incluirá o debate em várias cidades, de diferentes Estados brasileiros, a partir de parcerias estabelecidas com a ABDI. Inicialmente. Após a realização de cada evento, será disponibilizado um documento com os novos aprendizados obtidos a partir das discussões realizadas.

Acesse o conteúdo de cada Fasttrack Lab abaixo.


Fasttrack ABDI - Lançamento

1º Fasttrack Lab

Lançamento no ProVA em São Paulo

2 Fasttrack Lab - Rio Info

2º Fasttrack Lab

Rio Info no Rio de Janeiro