ETAPA 3 - MATCHMAKING

Consolidação das dúvidas sobre o Matchmaking, fase de formação de Grupo de Trabalho.


ETAPA 2 - MATCHING

m1. Quando a etapa se iniciou? 

A etapa 2 para a definição dos grupos de trabalho, intitulada de “Matchmaking” prevê 22 dias de trabalho de acordo com o  edital do Concurso 001/2017, porém foi realizada em 24 dias, sem prejuízo no cronograma, pois teve seu início adiantado, em virtude da finalização da etapa anterior ter ocorrido antecipadamente. Seu início foi no dia 20 de julho de 2017.

m2. Qual foi o objetivo da etapa?

De acordo com o Edital do Concurso 001/2017, em seu item 2.2 do Termo de Referência, o objetivo da Etapa 2 é organizar indústrias, startups e instituições de apoio ao desenvolvimento de negócios em Grupos de Trabalho para a identificação de até 40 (quarenta) startups, que possuam as competências tecnológicas compatíveis com as demandas tecnológicas da indústria. As startups selecionadas pelas indústria deverão desenvolver Plano de Trabalho em conjunto ao seu Grupo de Trabalho e assim seguir para a Etapa 3: Prova de Conceito.

m3. Como os Grupos de trabalho foram formados?  

Para a realização do matchmaking, a ABDI disponibilizou um ambiente virtual, denominado “plataforma de matchmaking” para a aproximação de startups, indústrias e instituições de apoio ao desenvolvimento de negócios, selecionadas no Concurso 001/2017. Nessa ferramenta foram disponibilizados os portfólios das startups, indústrias e instituições de apoio para que todos pudessem se conhecer e entrar em contato. 

m4. Como as indústrias escolheram as startups? 

Conforme item 2.2 do Termo de Referência, do Edital de Concurso 001/2017, a ABDI realizou o cruzamento das demandas das indústrias selecionadas com as competências das startups também selecionadas, chamado pré-matching. Foi então elaborado relatório a partir desse cruzamento e encaminhado às indústrias. Esta pré-seleção foi encaminhada às indústrias juntamente com a lista de todas as demais startups selecionadas no Programa e suas competências, disponibilizadas na plataforma. À indústria couber escolher qualquer startup classificada no Concurso 001/2017. Além disso, a cada startup foi dada a opção de preenchimento de um formulário específico, encaminhado para as indústrias de interesse, além de disponibilizar espaço na plataforma para agregar informações que julgassem convenientes para a atrair a atenção das indústrias. 

m5. Sou uma startup, como tenho acesso à demanda da indústria? 

As demandas tecnológicas da indústria, bem como o restante das informações de cadastro foram consideradas pela ABDI como confidenciais, a pedido de algumas das indústrias cadastradas e também pelo caráter informativo dos textos da ABDI no cadastro. Sendo assim, a ABDI não tinha autorização para divulga-las. A decisão por torna-las publicas foi, portanto, individual e sem interferência da ABDI. 

m6. Como foi feito o pré-matching?  

O pré-matching, cruzamento das demandas das indústrias selecionadas com as competências das startups, foi realizado pelo time técnico da ABDI. As demandas foram estudadas e classificadas em tags, assim como as competências das startups e em seguida as palavras-chaves foram cruzadas. O resultado do cruzamento foi disponibilizado para cada indústria. 

m7. Como a startup que não está listada no pré-matching teve acesso à indústria?

As 100 startups tiveram acesso as 10 indústrias por 4 formas: 1) Foi delimitado espaço específico com todas as 100 startups na plataforma virtual em que todas as indústrias tiveram acesso e poderiam entrar em contato com a startup por telefone, email ou pelo "chat" da própria plataforma; 2) Foi enviado formulário de pitch para que as 100 startups citassem as indústrias que teriam interesse e que pudessem customizar seu pitch para a indústria específica, o formulário foi disponibilizado para a indústria por email e pela plataforma; 3) Todas as indústrias possuíam "padrinhos", os contatos dos padrinhos estavam disponíveis pela plataforma; as startups poderiam entrar em contato com os padrinhos a fim de aproximar-se das indústrias; 4) Na plataforma, haviam espaços específicos de "chat" para que startups e indústrias conversassem. 

m8. Minha startup não foi selecionado pela indústria e agora? 

No dia 22/09, haverá um evento em que apresentaremos o Menu de Benefício, um conjunto de ações de parceiros e da ABDI para continuar promovendo a Conexão Startup Indústria. Fique ligado!