FAQ - Perguntas Frequentes do Edital Startup Indústria

Tire dúvidas gerais sobre o Edital nessa seção. No final você encontrará uma seção dedicada a perguntas de compliance.

 

1. Quais foram as mudanças no Edital Startup Indústria?

Ampliamos o prazo de cadastro do Edital Startup Indústria e trouxemos algumas novidades. INDÚSTRIAS, STARTUPS e INSTITUIÇÕES DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS podem se cadastrar até 12 de maio de 2017. (Alteração da Cláusula 4. Subitem 4.1.1 do Edital em vigor).

Os documentos de habilitação e evidências NÃO precisam ser enviados na fase “Cadastro”, somente devem ser enviados no momento de convocação pela ABDI após a seleção da Banca de Avaliação. (Alteração do Item 2 do Anexo I, Subitem 2.1.3.1 do Edital em vigor).

Foi alterada a exigência mínima de tempo de existência para Startups e Instituições de Apoio, comprovado pelo CNPJ, para, pelo menos, 6 meses de existência. (Alteração do Item 2 do Anexo I, subitem 2.1.1.1 do Edital em vigor).

As notas de corte foram retiradas. (Alteração do Item 2 do Anexo I, Item 2.1.3 do Edital em vigor) .

Haverá 90 MB de espaço, em vez de 25 MB, para o envio da documentação de habilitação e evidências, quando da convocação pela ABDI para apresentação da documentaação. (Alteração do Item 2 do Anexo I, Item 2.1.1 do Edital em vigor).

2. A partir de quando as mudanças do Edital Startup Indústria começam a valer?

12 de abril de 2017.

3. Como as mundanças no Edital Startup Indústria impactam aqueles que já se cadastraram?

Não nenhum impacto, os cadastros realizados continuam válidos e não precisam ser reenviados.

4. Quando devo enviar as evidências?

No momento de convocação pela ABDI, após a seleção da Banca de Avaliação. (Alteração do Item 2 do Anexo I, Subitem 2.1.3.1 do Edital em vigor).

5. Porque vocês decidiram mudar o Edital Startup Indústria? 

Foram realizadas mais de seiscentas interações via e-mail. A partir delas, foi identificado um gargalo para a inscrição de startups, indústrias e instituições de apoio. Vale ressaltar que o principal ponto observado foi o processo de tomada de decisão interno para a indústria, que tem de passar por uma série passos internos, em diferentes níveis de decisão e influenciadores, para finalmente conseguir uma liberação da indústria para efetuar o cadastro do Programa. 

6. O que é o Programa Nacional Conexão Startup Indústria?

É uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que envolve os ecossistemas de startups, indústrias e instituições de apoio ao desenvolvimento de negócios com o objetivo de:

  • Fomentar o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional, por meio da inovação;
  • Elevar a competitividade da indústria nacional por meio da alavancagem da inovação;
  • Prover subsídios para a formulação de políticas públicas;
  • Mapear demandas industriais;
  • Fomentar o ambiente de aprendizado para a eficaz aproximação entre indústrias e startups, por meio do codesenvolvimento de soluções tecnológicas, com foco em negócios;
  • Engajar indústrias para o codesenvolvimento de soluções digitais inovadoras com startups;
  • Mapear startups e suas competências; 
  • Realizar matchmaking entre demandas das indústrias, competências de startups, gerando assim o codesenvolvimento de soluções tecnológicas.

7. Como posso participar do Programa Nacional Conexão Startup Indústria?

É necessário ler e conhecer o Edital do programa e observar as exigências e preencher o formulário de cadastro.

8. Até que dia posso me inscrever no Edital do Programa Nacional Conexão Startup Indústria?  

Até o dia 12 de maio de 2017.

9. Não tenho empresa constituída. Posso submeter meu cadastro mesmo assim?

Não. É necessário ter empresa constituída e, caso seja selecionada, apresentar os documentos para habilitação exigidos no Edital.

10. Quais documentos devo enviar no cadastro?

Nenhum. Apenas cópias em PDF compilado dos documentos solicitados no formulário de cadastro para simples conferência. 

11. Quando devo apresentar os documentos de habilitação?

Na etapa de assinatura de contratos, detalhamento disponível no Edital.

12. Posso enviar outros documentos além dos previstos?

Não. Enviar somente os documentos exigidos no Edital.

13. Posso inserir no formulário de cadastro links online (como para materiais audiovisuais ou redes sociais de negócios)? (Nacionais / Internacionais)

Sim. É possível inserir os links.

14. Minha Startup tem tecnologia de domínio próprio que irá utilizar no codesenvolvimento de soluções, caso seja selecionada para o Programa, mas também representa algumas tecnologias de parceiros. Com relação a resposta da seguinte pergunta: "A Startup é representante comercial de tecnologias das quais não é proprietária? ESCOLHER ENTRE SIM E NÃO", como devo responder?

Esta informação serve para separar tecnologias proprietárias de não proprietárias da startup, como uma forma de avaliação de sua capacidade. Neste caso vamos considerar sua resposta como NÃO, por entendermos que a declaração se refere às tecnologias próprias que serão utilizadas para o desenvolvimento de soluções com a indústria, em eventual seleção de sua startup.

Ressaltamos  que conforme o Edital, na sessão Startup no item 2.1.1.1. Condições de participação do Termo de Referência (página 14) anexo ao Edital, “A startup não poderá ser configurada  exclusivamente como representante comercial de tecnologias não proprietárias”. Dessa forma, as startups que são representantes comerciais de tecnologias não proprietárias, mas detém competências/soluções/tecnologias proprietárias e de domínio próprio deverão informar que SIM são representantes comerciais de tecnologias não proprietárias (Quadro 01 - Informações básicas das startups) e esclarecer no preenchimento do Quadro 07 - Proposta de Valor, e por meio de evidências, que NÃO são EXCLUSIVAMENTE representantes comerciais de tecnologias não proprietárias, permanecendo elegíveis para participação no Startup Indústria.

15. Minha startup já tem parceiros de longo prazo e já é reconhecida na comunidade tecnológica há bastante tempo, mas no cartão do CNPJ tem menos de 1(um) ano, posso participar do Programa?

Foi considerada a necessidade de um tempo mínimo de existência da startup, comprovado por certidão de CNPJ, como uma maneira de se estabelecer um marco de estabilidade e segurança para todos os envolvidos no processo de codesenvolvimento e tentar evitar ao máximo, a participação de “aventureiros” que não se engajem com os desafios tecnológicos. Acreditamos que sua startup se enquadra nesses parâmetros, porém, como realizamos consulta pública para este e todos os outros critérios e, o consenso geral é que deveria haver a exigência mínima de tempo de existência, lamentamos muito, mas não podemos neste ponto desconsiderar as exigências do Edital.

No entanto, este é o primeiro ciclo do Programa, a previsão é que ainda este ano seja lançado novo Edital! Até lá sua startup já terá o período mínimo de existência exigido pelo Edital e poderá se cadastrar tranquilamente.

Encorajamos a todas startups, mesmo sem possibilidade de seleção, a preencherem o cadastro e nos enviarem normalmente para que assim que o próximo ciclo seja aprovado possamos enviar as informações e encaminhar para outros programas governamentais.

As startups não selecionadas ficam na base de dados e no radar da Gerência de Inovação da ABDI para oportunidades futuras.

O item do Edital que se refere o questionamento é o seguinte: seção Startup no item 2.1.1.1. Condições de participação do Termo de Referência (página 14) anexo ao Edital, “Deve ter tempo de existência superior a 1 (um) ano e inferior a 7 (sete) anos, conforme comprovação pelo cartão CNPJ, considerando a necessidade de evitar que indivíduos constituam empresas específicas para o concurso sem um período mínimo de maturidade de negócios. O teto máximo de 7 (sete) é utilizado para evitar que empresas com um nível elevado de maturidade e com canais estabelecidos de acesso ao mercado participem de um programa de que um dos objetivos é conectar startups a novos mercados.”.

16. Como posso saber quais as indústrias e os desafios serão apresentados no programa?

As indústrias e seus desafios serão conhecidos na mesma época que serão conhecidas as startups e instituições de apoio ao desenvolvimento de negócios, após a apuração da Banca Julgadora revelar os classificados.

O item do Edital referente ao tema está descrito no item 4.2.2.1 da Seleção (página 3), na seção Indústria no item 2.1.1.1. Condições de participação e 2.1.3. Critérios de avaliação e julgamento do Termo de Referência (página 14 e16) do Edital,  as indústrias que participação do Startup Indústria serão as 10 (dez) selecionadas com base nos critérios de elegibilidade e avaliação.

17. Tenho que pagar alguma coisa para me inscrever?

Não. A inscrição é gratuita.

Conforme item 4.1.2 do Edital (página 2), as inscrições para participação dos interessadas no Concurso são gratuitas.

18. Qual é o desafio proposto?

O desafio é proposto pela Indústria cadastrada, de acordo com suas demandas internas mapeadas.

Conforme item 4.2.2.1 (página 3) do Edital, “10 (dez) indústrias e suas respectivas demandas, que poderão ser atendidas por soluções de startups.” e item 1.1.2. (página 7) do Termo de Referência anexo ao Edital, Indústrias: Oportunidade de participar do Programa Nacional Conexão Startup Indústria e serem beneficiadas com solução experimental decorrente deste Concurso, bem como se relacionarem com startups, e compartilhando os riscos com outros players do ecossistema. O conceito de “desafio” não é adotado no âmbito do Startup Indústria. Foi adotado pelo Startup Indústria o conceito de “demandas” que deverão ser apresentadas pelas indústrias para serem atendidas por soluções de startups.

19. Como funciona a premiação de startups?

Conforme item 2.2. (página 29) do Edital, na etapa do  Matchmaking será realizada a seleção de 40 startups  com a seguintes premiações:

  • ABDI – R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) recursos financeiros, sendo de responsabilidade da beneficiada o recolhimento dos encargos tributários porventura incidentes.
  • Instituições de Apoio – Entre R$ 70.000,00 (setenta mil reais) e R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) , que poderá ser no mínimo 70% financeiro e 30% econômico.

Conforme item 2.4. (página 33) do Edital, na etapa da  Rodada de Negócios: será realizada a seleção de 10 startups com a seguintes premiações:

  • ABDI – R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) recursos financeiros, sendo de responsabilidade da beneficiada o recolhimento dos encargos tributários porventura incidentes.
  • Instituições de Apoio – Entre R$ 130.000,00 (cento e trinta mil reais) e R$ 300.000,00 ( trezentos mil reais) que poderá ser no mínimo 70% financeiro e 30% econômico.

20. Sou uma startup e durante o POC preciso PIVOTAR, ou precisarei de mais  prazo, o que devo fazer?

Conforme item 2.3 (página 30) do Edital, as startups comprometem-se a desenvolver as Provas de Conceito referentes à demanda da indústria do respectivo grupo de trabalho e entregar o combinado entre as partes nas condições e prazos estabelecidos no Plano de Trabalho.

“O tempo de desenvolvimento das provas de conceito estabelecidas no Plano de Trabalho deve ser de até 180 dias, conforme estabelecido entre as indústrias, startups e instituições de apoio ao desenvolvimento de negócios e registrado no Plano de trabalho.”

21. Porque startup deve enviar relatórios?

Conforme item 2.2 (página 1) do Edital, é necessário envio de relatórios para que em contrapartida aos prêmios, os relatórios gerados ao longo do concurso, servirá de  subsídios para elaboração pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) de outros instrumentos de inovação para a indústria, a fim de fomentar processos de conexão entre indústrias e startups, contribuindo assim,  para o aumento da competitividade e produtividade da indústria brasileira.

22. Como é a prestação de contas da Startup? 

As Startups – Participam de duas etapas de prestação de contas:

Conforme item 2.2 (página 28) do Edital, para a fase: Matchmaking – com apresentação dos requisitos mínimos, que são Atas de Reunião, Plano de Trabalho e assinatura de contrato de adesão.

Conforme item 2.3 (página 31) do Edital, na etapa da Prova de Conceito será elaborado “Relatório de Boas práticas – Prova de Conceito” em conjunto com as indústrias e Instituições de Apoio, sobre o desenvolvimento de negócios com base no codesenvolvimento da respectiva solução, conforme requisitos mínimos descritos no edital.

23. O CNPJ existe há mais de 10 anos, contudo, era utilizado para diversas finalidades e há menos de 5 anos foram feitas alterações do contrato social (alteração de razão social e CNAE), para que o uso do CNPJ fosse destinado a constituição de uma  startup de softwares, posso participar?

Conforme item 2.1 (página 14) do Edital, não será possível sua participação, mesmo com considerações sobre “alteração de contrato social, alteração de CNAE”.

As condições de participação, está destacada com a  comprovação do cartão de CNPJ.

“Deve ter tempo de existência superior a 1 (um) ano e inferior a 7 (sete) anos, conforme comprovação pelo cartão CNPJ, considerando a necessidade de evitar que indivíduos constituam empresas específicas para o concurso sem um período mínimo de maturidade de negócios. O teto máximo de 7 (sete) e utilizado para evitar que empresas com um nível elevado de maturidade e com canais estabelecidos de acesso ao mercado participem de um programa de que um dos objetivos e conectar startups a novos mercados.”

24. Qual a contrapartida da Indústria para participar do Startup Indústria?

Conforme item 2.3. (página 30) do Edital, as indústrias comprometem-se a compartilhar informações e dar acesso a processos produtivos necessários ao desenvolvimento da prova de conceito pelas, bem como, alocar tempo e recursos humanos, quando necessário, conforme requisitos estabelecidos na minuta do Contrato de Adesão (Anexo II)e estabelecido no plano de trabalho entre as partes.”

25. Como é a prestação de contas da Industria no PNCSI?

Conforme item 2.3. (página 30) do Edital, a Indústria na etapa da  Prova de Conceito deverá  emitir atestado de recebimento das POC’s com requisitos mínimos de:

  1. Identificação das empresas envolvidas;

  2. Objeto;

  3. Ateste de produtos e serviços e encaminhar para ABDI.

Conforme item 2.5. (página 34) do Edital, a Indústria na etapa do Piloto:

  1. Deve emitir atestado de recebimento dos Pilotos com requisitos mínimos de:

  1. Identificação das empresas envolvidas;

  2. Objeto;

  3. Ateste de produtos e serviços e encaminhar para ABDI.

26. Como é a prestação de contas da Instituição de Apoio?

Conforme item 2.2 (página 28) do Edital, será contrapartida  o acompanhamento do desenvolvimento das soluções através da aplicação de metodologias e indicadores e disponibilização de espaço de trabalho, podendo ainda, oferecer mentoria, caso necessário. Deve ainda entregar relatório conforme metodologia escolhida entre os integrantes dos respectivos GT’s e indicadores preestabelecidos.

27. É obrigatório na prova de conceito e no piloto a participação de uma instituição de apoio aprovada no concurso? 

O GT de Trabalho será formado por 4 startups, 1 indústria e 1 instituição de apoio. Nenhuma startup é obrigada a receber aporte, ela só tem de garantir que consegue desenvolver a prova de conceito sem o aporte e apoio da instituição de apoio e eventualmente desenvolver o Piloto sem aporte ou tentar uma negociação futura, dentre as instituições de apoio de outros grupos, caso necessite de aporte nessa fase.

Ressaltamos ainda que a participação da instituição de apoio não é somente financeira. A instituição se compromete a dar apoio nas negociações com a indústria ou indústrias e investidores nas etapas de Matchmaking, PoC, Piloto e após esta etapa para acesso a mercado, caso o Piloto não seja comprado pela indústria proponente. Esses cenários devem ser levados em consideração antes de uma negativa definitiva pela startup. Haverá apoio da ABDI e parceiros para auxiliar esta e outras tomadas de decisão.

28. Há alguma maneira das instituições de apoio participarem apenas com o aporte econômico?

A instituição de apoio ao desenvolvimento de negócios somente será selecionada se comprovar “volume de investimento previsto para o programa, por meio de carta de intenção o montante total destinado ao desenvolvimento dos projetos de prova de conceito e piloto por startups participantes do programa.” Este volume de investimento pode ser mediante associação/parceria com fundos de investimento ou outras entidades/empresas que tenham interesse em participar do Programa com vocês.
 
29. A instituição de apoio têm direito ao equity da Startup?

Somente caso a startup decida por não receber aporte da instituição de apoio não haverá equity. A ABDI com parceiros auxiliará as negociações e os processos de tomadas de decisão nas etapas de matching e rodadas de negócios.

Os prêmios da ABDI não estão vinculados a negociação de equity, os recursos estão previstos no próprio orçamento da Agência para o Startup Indústria. 

O relacionamento com as instituições de apoio ao desenvolvimento de negócios e os potenciais equities a serem negociados com ela são negociações que a ABDI não interage e que não impacta nos prêmios da ABDI previstos ao final do matchmaking e da rodada de negócio

30. Existe outra maneira das Instituições de Apoio ao Desenvolvimento de Negócios participarem do edital sem ser por aporte financeiro em favor das startups?

De acordo com o item 2.1.3.  Critérios de Avaliação e julgamento, a instituição de apoio ao desenvolvimento de negócios somente será selecionada se comprovar “volume de investimento previsto para o programa, por meio de carta de intenção o montante total destinado ao desenvolvimento dos projetos de prova de conceito e piloto por startups participantes do programa.” Este volume de investimento pode ser mediante associação/parceria com fundos de investimento ou outras entidades/empresas que tenham interesse em participar do Programa.

31. O formulário excel que será preenchido precisa ser carregado na plataforma em Excel e PDF? 

Sim. Deverá ser feito o upload (carregamento) do formulário em 2(dois) formatos: Excel(para processamento de dados) e PDF(meio de garantia que as informações não serão editadas).

32. A Indústria terá algum ônus, se ver que por uma questão técnica ou de aplicação da tecnologia, não for em frente em algumas das fases. Além dos relatórios que obrigatoriamente terá que apresentar?

Não. Não há penalidades previstas para a indústria que desistir em qualquer fase do processo. Não obstante é pedido o relatório com os dados detalhados do porquê da desistência.

33. As inovações propostas pelas startups devem se ater ao processo produtivo industrial ou podem ser de outras naturezas?

 Quem vai definir o que deve ser feito pela startup é a própria indústria. É a indústria que define qual desafio ou desafios são mais relevantes para apresentar ao Programa.

34. Caso as startups não aceitem o aporte financeiro/econômico das Instituições de Apoio, elas estarão desclassificadas automaticamente?

O aporte financeiro/econômico da instituição de apoio só será feito, caso a startup decida receber esse apoio. Não haverá desclassificação da instituição, caso apenas uma startup decida não receber o aporte. Porém se a instituição não conseguir apoiar nenhuma startup, não faz sentido ela continuar no ciclo do Programa.
 
35. Quais serão os critérios pelos quais as instituições de apoio determinarão o valor aporte que irão realizar nas startups nas etapas 2 e 4?
 
Os aportes realizados pelas instituições de apoio serão acordados nos Grupos de Trabalho, na fase 2.

Conforme o edital :

2.2.2.2. Aporte financeiro e econômico facultativo das Instituições de Apoio ao Desenvolvimento de Negócios As Instituições de Apoio ao Desenvolvimento de Negócios poderão aportar entre R$ 70.000,00 (setenta mil reais) e R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) em favor de cada startup, conforme acordado no grupo de trabalho formado na “Etapa 2: Definição dos grupos de trabalho (matchmaking)”.

O aporte acima referido poderá ser financeiro (em pecúnia) ou econômico (força de trabalho ou disponibilização de espaço físico), devendo ser no mínimo de 70% financeiro, podendo o restante ser econômico. No caso de aporte econômico, serão aceitos apenas o fornecimento de força de trabalho, com custo máximo de R$200,00 (duzentos reais) para o valor do homem/hora, e a disponibilização de espaço físico, no valor máximo de R$ 2.000,00 (dois mil reais) mensais. Página 30 de 58 Em face do aporte financeiro realizado, as instituições de apoio ao desenvolvimento de negócios poderão negociar contrapartidas com as startups beneficiadas, inclusive mediante participação de, no máximo, 10% na instituição do capital social da startup. A instituição de apoio que não aportar o valor acordado estará desclassificada do Concurso, podendo outra instituição ser convocada de acordo com a ordem de classificação.
 
Os aportes realizados pelas instituições de apoio serão acordados nas rodas de negócio, na fase 4.

Conforme edital:

2.4.1.2. Do aporte financeiro e econômico facultativo das Instituições de Apoio ao Desenvolvimento de Negócios As instituições de apoio ao desenvolvimento de negócios poderão aportar entre R$130.000,00 (cento e trinta mil reais) e R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) em favor de cada startup, conforme acordado no grupo de trabalho formado na “Etapa 4: Rodada de Negócios”. O aporte acima referido poderá ser financeiro (em pecúnia) ou econômico (força de trabalho ou disponibilização de espaço físico), devendo ser no mínimo de 70% financeiro, podendo o restante ser econômico. No caso de aporte econômico, serão aceitos apenas o fornecimento de força de trabalho, com custo máximo de R$200,00 (duzentos reais) para o valor do homem/hora, e a disponibilização de espaço físico, no valor máximo de R$ 2.000,00 (dois mil reais) mensais. Em face do aporte financeiro realizado, as instituições de apoio ao desenvolvimento de negócios poderão negociar contrapartidas com as startups beneficiadas, inclusive mediante participação de, no máximo, 5% na instituição do capital social da startup. A instituição de apoio que não aportar o valor acordado estará desclassificada do Concurso, podendo outra instituição ser convocada de acordo com a ordem de classificação.
 
36. Qual o limite para a contrapartida que a instituição de apoio ao desenvolvimento de negócios poderá ter da Startup?

Conforme o edital:
Em face do aporte financeiro realizado, as instituições de apoio ao desenvolvimento de negócios poderão negociar contrapartidas com as startups beneficiadas, inclusive mediante participação de, no máximo, 10% na instituição do capital social da startup.
 
37. Considerando que a demanda que cada startup se propõe a solucionar foi determinada quando da criação de cada uma delas, pode-se entender que essas demandas da indústria serão aquelas determinadas em conjunto no Plano de trabalho após a etapa de matchmaking?
 
Quem determina quais desafios tecnológicos serão desenvolvidos são as demandas da indústria. É a indústria que cadastra a demanda. Cada grupo pode escolher um desafio com o qual trabalhará e a partir daí criar Plano de Trabalho, a partir do matching. O matching com startups se dará a partir da capacidade das startups de atenderem a demanda da indústria.

38. As startups que fizeram a  pré inscrição precisam fazer alguma coisa a mais?

Os interessados pelo Programa que se pré-inscreveram, devem finalizar o cadastro preenchendo os dados do formulário de cadastro do edital.

39. Há alguma maneira destas instituições participarem apenas com o aporte econômico?

A instituição de apoio ao desenvolvimento de negócios somente será selecionada se comprovar “volume de investimento previsto para o programa, por meio de carta de intenção o montante total destinado ao desenvolvimento dos projetos de prova de conceito e piloto por startups participantes do programa.” Este volume de investimento pode ser mediante associação/parceria com fundos de investimento ou outras entidades/empresas que tenham interesse em participar do Programa com vocês.

40. Gostaria de saber se o Concurso está aberto para jogos também, como finalidade de serviços e treinamento, ou o foco é mais em hardwares?

Não há foco direcionado para software ou hardware. O foco central são os desafios tecnológicos da indústria.

O foco do edital é no problem-solution fit. A indústria cadastrará suas demandas tecnológicas e após a seleção inicial de 100 startups, haverá o processo qualificado de matching, que via cruzamento de dados e apresentações, a indústria seleciona quatro startups que ela julga capazes de atender seus desafios. Todas as startups selecionadas terão oportunidade de conhecer os desafios da indústria e identificarem quais demandas podem ser atendidas por elas.

41. Existe alguma outra forma além do e-mail de entrar em contato com a ABDI para oficializar o interesse perante o edital?
A única forma de contato é por este e-mail. A única forma de oficializar o interesse pelo Programa é o cadastro no edital. Para isso é necessário acessar o site www.startupindustria.com.br. Fazer o download do edital e tomar conhecimento das exigências da indústria.

42. A startup não está nos critérios do Programa para seleção, posso me inscrever mesmo assim? Eu gostaria de participar desse programa de aproximação com empresas, seria possível?
  
Cadastre sua startup, para que assim que o próximo ciclo seja aprovado possamos enviar as informações e encaminhar seu cadastro para outros programas governamentais.
As startups não selecionadas ficam na base de dados e no radar da Gerência de Inovação da ABDI para oportunidades futuras.
 
43. Posso tirar dúvidas se os documentos que encaminhou na fase de cadastro estão corretos e de acordo com os critérios do Programa?

Infelizmente, não podemos analisar documentos ou outros materiais na fase de cadastro. A única responsável pela avaliação de documentos é a banca de avaliação.
 
44. Os modelos de documentos da aba do excel, todos são obrigatórios?

No caso dos modelos 1 a 5 as evidências citadas serão aceitas.


45. No caso dos modelos 1 e 5, evidências como emails, certificados ou contratos são válidos? Ou precisam do modelo padrão que está na aba do excel também?

Os modelos do Excel são opcionais.


46. Pode utilizar o CPNJ da matriz e as evidências estarem em outros CNPJ?
 
O item do Edital que se refere ao seu questionamento está no preâmbulo, seção 3 Da Participação, item 3.2.4 (página 2), “Sociedades integrantes de um mesmo grupo econômico, assim entendidas aquelas que tenham diretores, sócios ou representantes legais comuns, ou que utilizem recursos materiais, tecnológicos ou humanos em comum, exceto se demonstrado que não agem representando interesse econômico em comum” não poderão se cadastrar. Vocês devem cadastrar apenas um CNPJ e as evidências deverão ser vinculadas ao CNPJ cadastrado. Em caso da evidência de outro CNPJ do mesmo grupo econômico deve-se deixar claro que a solução/produto/processo/ação é realizada em nome do CNPJ que está sendo cadastrado.
 
47. Caso a startup não encaminhe a evidência de trabalho, deve ser usado o modelo existente no formulário? Apenas assinatura do representante da startup é suficiente?

Caso não seja possível a evidência da outra parte, pode sim ser utilizado o modelo de anuência disponibilizado.
Sim, desde que um mínimo de informações da startup e do seu representante estejam presentes para validação da anuência.
 
48. Existe problema em listar apenas um sócio fundador? A pergunta é devido ao fato de que está escrito no edital "Os sócios fundadores devem deter mais de 51% do capital social   da   empresa,   na   data   de   cadastro   para   este Concurso (comprovado através do contrato social). ", como está no plural não é possível saber se é possível participar do concurso apenas com um sócio fundador.

Não há restrições para startups com apenas um sócio-fundador. O contrato social ou estatuto serão os documentos analisados para validação deste quesito,porém deve se atender a cláusula referida e o sócio fundador deve deter mais de 51% da empresa.

49. De acordo com a Cláusula 3.2.6, do item 3. Da Participação: “ Órgãos e entidades da Administração Direta, Indireta e Serviços Sociais Autônomos, salvo incubadoras públicas.” Isso significa que os Institutos como SEBRAE, SENAI e SESI não poderão participar do Programa?

De Acordo com a Cláusula 3.2.6, do item 3: “Órgãos e entidades da Administração Direta, Indireta e Serviços Sociais Autônomos, salvo incubadoras públicas - tais instituições não se enquadram no público alvo do programa, sendo que sua participação poderá ocorrer por meio de parcerias e outros acordos de cooperação.”  A participação desses entes poderá ocorrer por meio de parcerias e outros acordos de cooperaçã, conforme definido em edital. O canal de parcerias é por meio do email startups@abdi.com.br.

50. O empregado de uma Industrias proponente envolvido no projeto pode ser sócio ou investidor de uma startup também proponente? 

Não há problema o empregado de uma indústria proponente ser sócio de uma ou mais startups proponentes, desde que não sejam de um mesmo grupo econômico.

51. O quadro 4 sobre o relacionamento com a indústria, refere-se somente a trabalhos de Inovação? 

O quadro está subdividido em Relação comercial com a indústria, Eventos com a indústria e Programas de apoio a startup. Você deve elencar tais trabalhos conforme o encaixe dentros dessas divisões.
 
52. Como comprovar a participação em outros Programas de fomento governamentais?

A comprovação da participação deve ser feita por meio de "certificados, listas publicas de seleção, declaração da instituição de participação / desenvolvimento em programa de apoio com startup (modelo 5 na aba "Modelos de Documentos" desta Planilha), contratos e outros instrumentos jurídicos correlatos no arquivo compilado PDF de comprovações/evidências". O estágio da participação se refere às evidências listadas.

53. Fiz meu cadastro, porém enviei dados errados na hora de fazer o Upload, posso me inscrever de novo? 

Sim, lembrando que o último cadastro que você enviar será o que vai ser submetido à banca, desconsiderando o anterior.
 
54. Os links de vídeos e Websites são para comprovação de evidências das informações relativas ao Quadro 7?

Sim. Os links são para comprovação.
 
55. No arquivo excel nos campos de preenchimento (150 ou 200 palavras), é possível observar todo o texto escrito quando há o click do cursor do mouse sobre o campo. Entretanto, ao salvar em PDF, não é possível observar todas as palavras. Como devo salvar os documentos, deve ser realizado algum procedimento para que o campo apareça completo no pdf? A planilha em Excel para envio da proposta está bloqueada para edição e portanto, desta forma, não é viável criar documento em pdf conforme solicitado no edital.

O arquivo PDF em questão será utilizado para garantir a integridade das informações com a planilha excel de origem. A planilha excel será o arquivo utilizado pela análise da banca. Dessa forma, não há impacto a supressão de linhas no PDF, quando as células excederem o tamanho especificado. O bloqueio da planilha não impossibilita a exportação do arquivo para Excel. No menu Arquivo do Excel, selecione a opção "Salvar Como", selecione o local que deseja salvar o arquivo, e em seguida, escolha o tipo de arquivo "PDF (*.pdf)" que você conseguirá criar o referido PDF a partir da planilha excel sem a necessidade de desbloqueio do arquivo.

56. Quantas demandas as Indústrias podem cadastrar?

Não há número mínimo de demandas para indústrias, ou seja, cadastrar 1 ou 8 demandas garante a elegibilidade do cadastro da indústria. Embora encorajamos fortemente o cadastramento de mais demandas a fim de garantir o sucesso do matching das demandas cadastradas com as competências das startups.

57. As demandas da Indústria só serão lançados na segunda etapa?

As demandas são cadastradas pelas indústria no ato de cadastro. O cruzamento de demandas com competências de startups será realizado na etapa de matchmaking. 

58. Para se chegar ao Piloto final, a startup contará com investimento da Indústria, ou será usado da verba da premiação?

A indústria não realiza investimento financeiro nas startups. Será disponibilizada a premiação da ABDI ao fim da rodada de negócios, no caso de aceite de compra/venda do Piloto entre startup e indústria do respectivo grupo de trabalho. Ainda, poderá ocorrer investimento da instituição de apoio ao desenvolvimento de negócios na startup, caso as partes acordam os termos.

59. Na aba "Modelo de Documentos", basta preencher os campos em vermelho e gerar o PDF do arquivo?

Os modelos disponibilizados são apenas exemplos de evidência que poderão ser consideradas como comprovações. Lembrando que eles devem ter caráter formal do que está sendo declarado e anuência das partes.

60. Se foram informados o Lattes e o LinkedIn, não preciso informar a Carta de Anuência? 

A carta de anuência é obrigatória para garantir que a outra parte listada como participante da equipe está ciente da sua participação no Programa.

61. O sócio da empresa, não o representante legal, porém será o coordenador do edital. Basta anexar o contrato social da empresa?

As informações de fundadores, representante legal, coordenador são obrigatórias para participação no Programa. Essas informações deverão ser comprovadas pelas respectivas evidências requeridas no formulário de cadastro.

62. Alguns documentos enviados até o dia 12/04, como certidões de regularidade, tem prazo de validade de um mês. Caso o prazo do edital seja maior do que a validade, será necessário re enviar os documentos?

Em função das regras estabelecidas em Edital até o momento, sim os cadastros submetidos e a documentação enviada antes da publicação oficial da prorrogação atenderão aos prazos ora estabelecidos no edital vigente, o que não impede a ABDI de solicitar futuramente a documentação atualizada, caso necessário.

63. Na equipe de projeto, não estamos conseguindo adicionar linhas no Excel. É possível ter uma equipe maior que o limite de linhas do documento?

Não é possível inserir mais linhas no documento. Caso tenha mais nomes a inserir, distribua os nomes nas linhas disponíveis e os separe com ponto e vírgula.


COMPLIANCE

c1. Se o codesenvolvimento realizado gerar Propriedade Intelectual, ela pertencerá a ABDI?

Se o desenvolvimento gerar Propriedade Intelectual, essa PI N O pertencerá à ABDI. A PI será acordada entre as partes.
Na cláusula quarta do Termo de Adesão da Indústria, é possível encontrar mais detalhes sobre as questões de PI.

c2. Sobre o conteúdo dos relatórios de acompanhamento, é correto afirmar que somente conterão informações temporais relacionadas a cronograma de execução dos projetos, sem detalhar qualquer tipo de informações que possa ser confidencial (incluindo, sem limitação, informações técnicas de processos e soluções)?

Os relatórios serão de domínio público, de propriedade da e uso exclusivo da ABDI. Cabe a indústria não colocar informações sigilosas ali, respeitados os requisitos mínimos dos relatórios estabelecidos no edital (páginas 31, 34 e 35).
Ainda, a propriedade intelectual dos relatórios será regulada pela cláusula de propriedade intelectual constante nos contratos que serão firmados entre a ABDI e as proponentes que formarem os respectivos grupos de trabalho.

c3. Haverá penalidades à Indústria em caso de rescisão do Contrato de Adesão ou do "Termo de Compra e Venda" a ser, possivelmente, celebrado com empresa Startup?

As penalidades, neste caso, são as acordas entre as partes no compromisso celebrado. A ABDI pode, caso solicitado, auxiliar no processo de tomada de decisão, mas não se envolve nas negociações entre startups e indústrias. Essa negociação já está fora da alçada do Programa.

c4. Por questões de confidencialidade é  possível anexar apenas a primeira página do contrato, excluindo assim o objeto do mesmo?

Sim, desde que exista a evidência da anuência da outra parte, como uma rubrica ou assinatura. Também é possível hachurar partes sigilosas de outras páginas a fim de facilitar a validação da anuência da outra parte.

c5. A Indústria terá liberdade para negociação de Contratos de Confidencialidade e/ou de Desenvolvimento, inclusive prevendo cessão, total ou parcial, de direitos de propriedade industrial, sem qualquer nível de ingerência da ABDI e/ou de qualquer outro terceiro envolvido no processo, órgão governamental ou não?

Conforme estabelecido em edital, os participantes do grupo de trabalho terão plena liberdade para estabelecerem os acordos e instrumentos necessários para o desenvolvimento das Provas de Conceito e do Piloto sem a interferência da ABDI. Lembrando que o grupo de trabalho  é composto por indústria, startup e instituição de apoio ao desenvolvimento de negócios.
Ainda, conforme a página 28 do edital, " Será definido plano de trabalho com prazos e responsabilidades para cada relação indústria - startup - instituição de apoio ao desenvolvimento de negócios, conforme combinado entre as partes com anuência das datas, entregas e indicadores associados.

c6. Os dados necessários para a realização da inscrição são absolutamente confidenciais e somente serão acessados por funcionários da ABDI, componentes da banca avaliadora do Concurso? 

Os dados da inscrição são absolutamente confidenciais e somente serão acessados por funcionários da ABDI, que poderá ser assessorada por instituição especializada (conforme Anexoo II - Contrato de Adesão - Indústria, cláusula primeira - do objeto, parágrafo segundo) e componentes da banca avaliadora do Concurso, assegurada o sigilo e confidencialidade por esta Agência. Ainda, está sendo utilizado protocolo de conexão segura encriptada para a transferência dos dados para a ABDI que serão tratados dentro dos princípios definidos pela política de segurança de informação da ABDI e de acordo com o detalhamento do Edital do Concurso nº 001/2017 do Programa Nacional Conexão Startup Indústria, conforme estabelecido em formulário de cadastro.
 
c7. Qualquer quebra de confidencialidade, por parte da ABDI, será integral e ilimitadamente compensada pelo ressarcimento das perdas e danos sofridos em razão de tal inadimplemento?

A ABDI salvaguarda as informações que não forem de domínio público, principalmente no que concerne às demandas e outros dados sigilosos encaminhados a ABDI. 
 
c8. O Termo de Referência menciona a necessidade de apresentação de acordo de cooperação e/ou instrumentos jurídicos correlatos com instituições de ensino e pesquisa. Por serem muitas destas parcerias protegidas por meio de acordos de confidencialidade (muitos deles que protegem a própria existência do instrumento jurídico), está correto o entendimento de que serão admitidos outros meios de prova, como a evidência de participação em eventos públicos em conjunto, declarações por parte de instituições, sempre respeitando os acordos vigentes com as mais diversas instituições de ensino e pesquisa do país?

Sim, conforme formulário de cadastro, "Inserir contrato, acordo, declaração da instituição de parceria com instituição de pesquisa e desenvolvimento tecnológico (modelo 6 na aba "Modelos de Documentos" desta Planilha),  lista pública de seleção ou outros instrumentos jurídicos correlatos no arquivo compilado PDF de comprovações/evidências ".


ETAPA 2 - MATCHING

m1. Quando a etapa se inicia? 

A etapa 2 para a definição dos grupos de trabalho, intitulada de “Matchmaking” prevê 22 dias de trabalho de acordo com o  edital do Concurso 001/2017, porém foi realizada em 24 dias, sem prejuízo no cronograma, pois teve seu início adiantado, em virtude da finalização da etapa anterior ter ocorrido antecipadamente. Seu início foi no dia 20 de julho de 2017.

m2. Qual o objetivo da etapa?

De acordo com o Edital do Concurso 001/2017, em seu item 2.2 do Termo de Referência, o objetivo da Etapa 2 é organizar indústrias, startups e instituições de apoio ao desenvolvimento de negócios em Grupos de Trabalho para a identificação de até 40 (quarenta) startups, que possuam as competências tecnológicas compatíveis com as demandas tecnológicas da indústria. As startups selecionadas pelas indústria deverão desenvolver Plano de Trabalho em conjunto ao seu Grupo de Trabalho e assim seguir para a Etapa 3: Prova de Conceito.

m3. Como os Grupos de trabalho foram formados?  

Para a realização do matchmaking, a ABDI disponibilizou um  ambiente virtual, denominado “plataforma de matchmaking” para a aproximação de startups, indústrias e instituições de apoio ao desenvolvimento de negócios, selecionadas no Concurso 001/2017. Nessa ferramenta foram disponibilizados os portfólios das startups, indústrias e instituições de apoio para que todos pudessem se conhecer e entrar em contato.

m4. Como as indústrias escolheram as startups? 

Conforme item 2.2 do Termo de Referência, do Edital de Concurso 001/2017, a ABDI realizou o cruzamento das demandas das indústrias selecionadas com as competências das startups também selecionadas. Foi então elaborado relatório a partir desse cruzamento e encaminhado às indústrias. Esta pré-seleção foi encaminhada às indústrias juntamente com a lista de todas as demais startups selecionadas no Programa e suas competências, disponibilizadas na plataforma SKORE. À indústria couber escolher qualquer startup classificada no Concurso 001/2017. Além disso, a cada startup foi dada a opção de preenchimento de um formulário específico, encaminhado para as indústrias de interesse, além de disponibilizar espaço na plataforma para agregar informações que julgassem convenientes para a atrair a atenção das indústrias. 

m5. Sou uma startup, como tenho acesso à demanda da indústria? 

Conforme item 2.2 do Termo de Referência, do Edital de Concurso 001/2017, a ABDI realizou o cruzamento das demandas das indústrias selecionadas com as competências das startups também selecionadas. Foi então elaborado relatório a partir desse cruzamento e encaminhado às indústrias. Esta pré-seleção foi encaminhada às indústrias juntamente com a lista de todas as demais startups selecionadas no Programa e suas competências, disponibilizadas na plataforma SKORE.

m5. Como foi feito o pre-matching?  

Conforme item 2.2 do Termo de Referência, do Edital de Concurso 001/2017, a ABDI realizou o cruzamento das demandas das indústrias selecionadas com as competências das startups também selecionadas. Foi então elaborado relatório a partir desse cruzamento e encaminhado às indústrias. Esta pré-seleção foi encaminhada às indústrias juntamente com a lista de todas as demais startups selecionadas no Programa e suas competências, disponibilizadas na plataforma SKORE.

m5. Como sei quais os pre-matchings? 

Conforme item 2.2 do Termo de Referência, do Edital de Concurso 001/2017, a ABDI realizou o cruzamento das demandas das indústrias selecionadas com as competências das startups também selecionadas. Foi então elaborado relatório a partir desse cruzamento e encaminhado às indústrias. Esta pré-seleção foi encaminhada às indústrias juntamente com a lista de todas as demais startups selecionadas no Programa e suas competências, disponibilizadas na plataforma SKORE.

m5. Nao estou em pre-matching, nao tenho mais chances? 

Conforme item 2.2 do Termo de Referência, do Edital de Concurso 001/2017, a ABDI realizou o cruzamento das demandas das indústrias selecionadas com as competências das startups também selecionadas. Foi então elaborado relatório a partir desse cruzamento e encaminhado às indústrias. Esta pré-seleção foi encaminhada às indústrias juntamente com a lista de todas as demais startups selecionadas no Programa e suas competências, disponibilizadas na plataforma SKORE.

m5. Nao estou em pre-matching, nao tenho mais chances? 

Conforme item 2.2 do Termo de Referência, do Edital de Concurso 001/2017, a ABDI realizou o cruzamento das demandas das indústrias selecionadas com as competências das startups também selecionadas. Foi então elaborado relatório a partir desse cruzamento e encaminhado às indústrias. Esta pré-seleção foi encaminhada às indústrias juntamente com a lista de todas as demais startups selecionadas no Programa e suas competências, disponibilizadas na plataforma SKORE.